segunda-feira, 6 de julho de 2009

VII ENCONTRO DE EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS DE VILA DO CONDE RIO AVE – 19, 20 E 21 DE JUNHO



Tradicionalmente, desde há sete anos a esta parte, a Associação de Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde, com a colaboração do município vilacondense e em parceria com a Comissão de Festas do S. João, tem vindo a realizar encontros de embarcações tradicionais, os quais ocorrem no fim-de-semana que antecede o S. João.
Este ano, mais uma vez associando-se às festas São Joaninas, a Associação de Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde organizou o VII Encontro de Embarcações Tradicionais de Vila do Conde, que teve lugar nos dia 19 pm, 20 e 21 de Junho, o qual contou com a participação de cerca de 80 tripulantes e mais de uma dúzia de embarcações tradicionais.
Para além das catraias Baltazar e Briosa propriedade da associação, estiveram presentes o catraio do Tejo de Sarilhos Pequenos, o moliceiro de Aveiro, a lancha do alto da Póvoa de Varzim, a catraia de Esposende, o carocho de Lanhelas e da vizinha Galiza, a dorna de Portonovo e as bucetas de Bouzas. Associaram-se, ainda, a este encontro, diversas embarcações à vela de recreio (veleiros) que se encontram atracados no Núcleo de Recreio “Cais das Lavandeiras” e uma embarcação salva-vidas, actualmente fora de serviço e que foi lançada à água em 1962.
Durante estes dias trouxemos ao estuário do Rio Ave, em complemento da magnífica reabilitação da frente ribeirinha, animação, vida e cor, chamando a população ao encontro do seu rio.
Algumas dezenas de populares puderam efectuar, durante a manhã de Domingo, passeios a bordo da lancha poveira “Fé em Deus” e do salva-vidas “Rabumba”, permitindo as condições meteorológicas que os mesmos pudessem prolongar-se fora da barra de Vila do Conde.
O encontro terminou com um almoço de confraternização e encerramento na sede do Rancho da Praça, com a entrega de diplomas às embarcações e entidades participantes.