segunda-feira, 17 de agosto de 2009

III Encontro de Embarcações Tradicionais na Baía do Seixal







A convite do Ecomuseu e da Câmara Municipal do Seixal e com vista à representação no 3º encontro de embarcações tradicionais na baía do Seixal, que se realizou entre os dias 22 e 26 de Maio p.p., deslocou-se àquela localidade, uma representação da Associação dos ex-Marinheiros da Armada, sediada em Vila do Conde, composta por sete elementos e duas embarcações, pertença da referida Associação, do tipo catraia, denominadas “BRIOSA” e “BALTAZAR”, cuja finalidade era mostrar o tipo de embarcações antigas existentes nesta zona piscatória, de grandes tradições ancestrais, quer na pesca, quer na construção e reparação naval.
O encontro teve em vista, para além da apresentação das embarcações de diversos tipos e de diversas localidades, a sua inserção numa regata para cada classe de embarcações, saindo vencedora a embarcação que cumprisse os objectivos delineados pela organização da prova. Embora as embarcações de Vila do Conde, não alcançassem lugares de relevo nas suas classes, não envergonharam com a sua presença a localidade representada. Foi um encontro de sã convivência entre a organização, as tripulações das embarcações, mas principalmente as da Galiza, que fizeram um esforço ainda maior do que aquele feito pelas tripulações de Vila do Conde, para representarem a sua localidade. Foi um regá-lo para os olhos navegar à vela na bonita baía do Seixal, cujas margens são lindíssimas e embora só se podendo navegar da meia maré para cima, a baixa-mar deixa a descoberto um sapal digno de ser admirado. Entre os vários tipos, estiveram presentes na referida baía, mais de 60 embarcações à vela, tendo sido positivos os esforços envidados com vista a tal representação. Pena o vento por vezes ser fraco durante a regata, o qual retirou algum brilho, principalmente quanto à velocidade alcançada.
Um agradecimento na pessoa do senhor João Mesquita, digno representante da Câmara Municipal do Seixal, pelo que fez para que tudo corresse pelo melhor, tanto na regata, como na logística levada a efeito com a chegada e partida das embarcações e das suas tripulações. Um agradecimento muito especial à autarquia Vilacondense, pela prestimosa colaboração com a cedência de uma viatura adaptada com reboque, porque só assim, a Associação conseguiu fazer-se representar com duas embarcações e não só com uma. Agradecimentos ainda ao motorista da viatura e funcionário da autarquia sr. Jacinto, que tudo fez para que a viagem fosse perfeita, tendo-o conseguido. Deseja-se ainda a continuação de bons ventos para próximos encontros deste tipo de embarcações ou encontros de outro tipo, mas sempre ligados às gentes do mar.
Por último refere-se que as fotos em causa mostram as duas embarcações da Associação de ex-marinheiros da Armada de Vila do Conde e as suas tripulações.

Parafraseando Platão: “Há três tipos de homens: “os vivos, os mortos e os que andam no mar”.
J.Duarte