segunda-feira, 26 de julho de 2010

XIV Aniversário da Associação de Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde


No passado dia 17 de Julho de 2010, decorreu o XIV aniversário da Associação de Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde, sendo assinalado com uma romagem ao cemitério da cidade, homenageando o marinheiro António Dias da Silva - Náufrago do navio aviso "República" em 1911, bem como a todos os camaradas já falecidos e ali sepultados. Após a romagem, os associados presentes encaminharam-se para o repasto de aniversário, ocorrido num restaurante em Azurara. No final e depois de algumas palavras de circunstância proferidas pelo Presidente da Associação Victor Costa, referentes ao historial da Associação, como nasceu e como continua bem viva, continuando os actuais corpos sociais a dar corpo aos ideais que levaram à sua fundação por um grupo de ex-marinheiros, os quais também se saúdam, pelo facto de terem levado avante tão nobre projecto. Como por norma há sempre discursos de um ou outro associado presente, neste aniversário o sócio nº 18 José Faria Maia, veio discursar falando para além da nossa Associação e como não poderia deixar de ser, falar da nossa querida Armada, pelo que se passa a transcrever o seu discurso:

"Meus Senhores, permitam-me que dirija algumas palavras durante este convívio, em que me honro de estar presente, mas como não tenho dote de orador, nem pretendo maçar nenhum dos presentes, vou deixar que o que me vai na alma, seja superior à razão, deixando que o coração fale. Por isso dirijo-me a vós camaradas, tratando-vos como amigos marinheiros, porque tenho a certeza que pertencemos a uma grande Associação de Marinheiros autênticos. Quando se atinge a bonita idade de comemorar-mos o XIV aniversário, impõe-se a interrogação. Valeu a pena? e mesmo sem recorrer ao poeta, "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena" e a nossa Associação responde por si.
Portanto meus amigos, agora vou fazer um pequeno historial no que tenho +- em memória, porque sou o marinheiro mais antigo aqui presente, e esse historial é sobre o navio N.R.P. "Escola Sagres". Aquando do XII aniversário da Associação que tivemos no Solar da Torre, que nem todos estavam presentes, mas foram convidados, pelo que naquela data fiz um pequeno historial daquela navio escola englobando as data de 1937 a 1962, o qual se encontra inserido no Blog da nossa Associação, agora continuo o historial abrangendo as datas de 1962 a 1997.
O navio N.R.P. "Escola Sagres", que há 37 anos projecta Portugal, nos quatro cantos do mundo, por onde já passaram algumas gerações de guarnições (oficiais, sargentos e praças), já navegou o equivalente a 18 voltas ao mundo ou globo. Designado como embaixador flutuante, único veleiro escola militar do mundo que ostenta as cruzes de Cristo nas velas. A "Sagres", empreendeu a sua primeira viagem para Portugal como navio escola a 25 de Abril de 1962; além das suas missões de representação da missão, fundamentalmente do veleiro escola da Armada, tem assistido em possibilitar um amplo e profundo contacto com a vida no mar, às sucessivas gerações de oficiais, através de viagens da instrução nele efectuadas.
Construído em Hamburgo-Alemanha em 1937, foi porém, apreendido pelos Estados Unidos, terminando por ser vendido ao Brasil, pelo valor de 5.000 dólares. Após esta transacção, o navio passou a denominar-se "Guanabara". Em 1961 foi adquirido pelo governo português, pela quantia de 150.000 dólares, data em que de Janeiro a 10 de Outubro foi arriada pela última vez a bandeira do Brasil . O Navio "Escola Sagres" veio para dar continuidade à velha Sagres, hoje museu flutuante em Hamburgo, infelizmente..´. e o nome que lhe foi atribuído ainda com bandeira portuguesa, foi a denominação de "Santo André".

A primeira viagem da "Sagres" com bandeira portuguesa, ocorreu em 25 de Abril de 1962 e foi entre o Rio de Janeiro e Lisboa, com chegada ao Rio Tejo em 23 de Junho, depois de ter escalado os portos de Recife, Mindelo, São Vicente e Funchal. Efectuou 74 missões, incluindo viagens de instrução de cadetes, deu duas voltas ao mundo, entre 1978/79 navegou 5,070 horas e percorreu cerca de 28.000 milhas. Entre 1983/84, navegou 4.453 horas e percorreu cerca de 25.500 milhas; até à presente data passaram pela "Sagres" 36 cursos da Escola Naval. O total de milhas percorridas até à presente data foi de cerca de 396.735 ou seja o equivalente a 18 voltas ao mundo. O nº de países visitados pelo navio escola, foram num total de 45 e os países visitados por continente e sub-continente foram: 11 na Europa; 11 em África; 7 na Ásia; 6 no médio Oriente, 4 na América Central e Caraíbas; 3 na América do Sul e 2 na América do Norte. O nº de portos estrangeiros visitados, foi de 113. A "Sagres" já cruzou o Equador 21 vezes. O porto mais visitado a Norte foi Leninegrado na Rússia e a Sul foi a Cidade do Cabo, Africa do Sul.

Meus Senhores, termino e muito obrigado por me honrarem com a vossa amizade. Votos de muitos anos para a Nossa Associação, com alegria de nos vermos rodeados de amigos marinheiros autênticos, como os que aqui estão hoje e os que não puderam vir.

Bem haja por tudo o que fizemos pela Associação e continuamos a fazer, o nosso muito obrigado «A Pátria Honrai que a Pátria vos Contempla» Assina: José Faria Maia, sócio nº 18. 2010/07/17"