terça-feira, 25 de outubro de 2011

CENTENÁRIO DO NAUFRÁGIO DO CRUZADOR SÃO RAFAEL (1911-2011)







SÃO RAFAEL - CENTENARIO

A ASSOCIAÇÃO DE EX- MARINHEIROS DA ARMADA DE VILA DO CONDE, associou-se com o seu estandarte nas comemorações do Centenário do Cruzador São Rafael, naufragado, junto á Capela de Nossa Senhora da Guia, no fatídico dia 21 de Outubro de 1911.

Deste acontecimento, é de salientar as gentes de Vila do Conde e concelhos vizinhos, que com a sua coragem e humildade, ajudaram os náufragos, tanto a chegarem a porto seguro, como a proporcionarem agasalho e refeições quentes, a todos os marinheiros salvos das águas geladas do mar.

Do naufrágio, perdeu a vida o marinheiro de câmara, António Dias, cujos restos mortais, encontram-se sepultados no cemitério de Vila do Conde, o qual a nossa Associação, todos os anos, na data do seu aniversário, deposita uma coroa de flores no seu túmulo. Este acto também simboliza, a homenagem a todos os marinheiros de Vila do Conde, já falecidos e que serviram a pátria abnegadamente, com risco da própria vida.

As diversas actividades de homenagem, organizadas pela Associação Rendilheiras do Rancho do Monte, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e Junta de Freguesia, decorreram no dia 21 e 22 do corrente mês de Outubro.

 A todos os intervenientes os nossos parabéns pela excelente participação, tanto na exposição, como na representação do naufrágio, pelo grupo cénico do Circulo Católico de Operários.
Vila do Conde, 25 de Outubro de 2011

A Direcção.