segunda-feira, 14 de junho de 2010

IV Encontro de Embarcações Tradicionais de Esposende - Rio Cávado 2010






Organizado pelo Forum Esposendense, decorreu nos dias 12 e 13 de Junho, o Encontro de Embarcações Tradicionais de Esposende - Rio Cávado 2010.

No dia 12, fazia parte a navegação à vela dos diversos tipos de embarcações, que abrilhantaram o evento, pena que as condições atmosféricas não permitissem a sua navegação durante a tarde, dado o forte vento de Noroeste que se fez sentir, permitindo apenas, uma viagem a bordo da embarcação "PATRÃO RABUMBA", pertença do referido Forum, sendo assim possível admirar as bonitas margens do Rio Cávado.

Da parte da manhã, os participantes foram presenteados com a visualização de um vídeo com cerca de sessenta minutos, reportando a historia da catraia de Esposende, a sua evolução ao longo dos tempos, uma parte do património cultural e arquitectónico daquela cidade e a construção da réplica da referida catraia que se denomina "SANTA MARIA DOS ANJOS". No período nocturno do referido encontro fomos presenteados com uma palestra sobre a história dos estaleiros navais de Esposende e Fão; os mareantes, construtores, os armadores e a construção das embarcações ao longo dos tempos. Esta palestra foi levada a efeito pelo associado do Forum Esposendense, Senhor José Eduardo de Sousa Felgueiras, amigo da nossa cidade, do falecido e saudoso sócio fundador da Associação de Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde, Sr. Monteiro dos Santos.

O Sr. José Eduardo de Sousa Felgueiras, também elaborou e escreveu minuciosamente uma obra que é composta por três volumes, intitulada "Sete Séculos no Mar - XIV a XX" a qual é de interesse primordial para memória futura sobre a construção e reparação naval no passado. Tal obra encontra-se à venda no referido Forum Esposendense.

No dia 13 da parte da manhã e como as condições meteorológicas melhoraram substancialmente, foi possível navegarmos permitindo aos Esposendenses e forasteiros verem evoluir, no Rio Cávado as diversas embarcações presentes no referido encontro. Da parte da tarde o Forum Esposendense procedeu à entrega de diplomas às embarcações presentes, fazendo o seu Presidente, Sr. Fernando Ferreira, votos para que o próximo encontro de embarcações tradicionais a ocorrer no Rio Ave, ocorra também de forma saudável e salutar, mostrando às actuais gerações a forma e condições de navegação levada a cabo por antigas gerações.

A convite do referido Forum Esposendense a Associação de Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde, fez-se representar com as embarcações denominadas "BRIOSA" e "BALTAZAR".

Ao forum Esposendense a Associação dos Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde, agradece o convite formulado, fazendo votos para que tal instituição vá de encontro aos anseios da população ribeirinha que muito bem representa.

Um grande Bem Haja.
J.D.